sexta-feira, 13 de maio de 2011

Atividade com textos poetico

Olá pessoal!!!
Andei sumida não é? É que vida de professora não é nada fácil. Ás vezes me pergunto como arrumar tempo pra "TUDO"? Mas enfim montei uma atividade sobre texto poético com o texto "o Pinguim" de Vinícius de Moraes, porém para ensinar a criança o que é verso é um pouco complicado então sugiro que comecem com um "Cartaz Fatiado" de cada verso, mostrando que cada linha faz parte de um verso.

O PINGUIM
BOM-DIA, PINGUIM
ONDE VAI ASSIM
COM AR APRESSADO?
EU NÃO SOU MALVADO
NÃO FIQUE ASSUSTADO
COM MEDO DE MIM.
EU SÓ GOSTARIA
DE DAR UM TAPINHA
NO SEU CHAPÉU-JACA
OU BEM DE LEVINHO
PUXAR O RABINHO
DA SUA CASACA.
QUANDO VOCÊ CAMINHA
PARECE O CHACRINHA
LELÉ DA CAIXOLA
E UM VELHO SENHOR
QUE FOI MEU PROFESSOR
NO MEU TEMPO DE ESCOLA
PINGÜIM, MEU AMIGO
NÃO ZANGUE COMIGO
NEM PERCA A ESTRIBEIRA
NÃO PERGUNTE POR QUÊ
MAS TODOS PÕEM VOCÊ
EM CIMA DA GELADEIRA

Recortem e colem linha por linha numa cartolina. Depois ficará bem mais fácil para trabalhar com as atividades em folha a seguir.(não necessariamente trabalhe tudo no mesmo dia. Explore bem o texto em cartaz antes)

NOME ____________________________________________________ 2° ANO ___
O PINGÜIM
BOM-DIA, PINGÜIM
ONDE VAI ASSIM
COM AR APRESSADO?
EU NÃO SOU MALVADO
NÃO FIQUE ASSUSTADO
COM MEDO DE MIM.
EU SÓ GOSTARIA
DE DAR UM TAPINHA
NO SEU CHAPÉU-JACA
OU BEM DE LEVINHO
PUXAR O RABINHO
DA SUA CASACA.
(VINICIUS DE MORAES)
1)    PINTE OS PARES DE RIMAS DO TEXTO DE MESMA COR.

2)    CADA LINHA DA POESIA É CHAMADA DE VERSO. VAMOS CONTAR




3)    ENTÃO QUANTOS VERSOS TEM ESTA POESIA.

4)    ESTE TEXTO É
(          ) UM CONTO
(          ) UMA RECEITA
(          ) UMA POESIA
(          ) UMA NOTICIA

5)    QUEM É O AUTOR DESTA POESIA?
_______________________________________________________________

6)    QUAL É O TITULO DESTA POESIA?
_______________________________________________________________

7)    COLETIVAMENTE VAMOS ESCOLHER OUTRO ANIMALZINHO PAR FAZER UMA POESIA.















 Depois do texto bem explora ainda pode trabalhar a reescrita com os alfabéticos e o texto fatiado para os não alfabéticos, para os pré silábicos e silábicos sem valor, a reescrita do titulo com letras móveis.




Um comentário:

  1. Adorei essa sugestão de atividade com o poema de Vinicios de Moraes vou aplicar esta tarefa....bjs

    ResponderExcluir